pesquise aqui

sábado, 4 de abril de 2009


"Porque pela graça sois salvos,
mediante a fé;
e isto não vem de vós;
é dom de Deus " (Ef 2:8)

O FILHO NOS FOI DADO GRATUITAMENTE

Como vimos, o Senhor Jesus nasceu de Maria, e por meio dela se revestiu de carne e sangue, porque nós temos carne e sangue. A carne do Senhor era apenas "em semelhança da carne do pecado" (Rm 8:3). A nossa, porém, tem pecado e nosso corpo é chamado de corpo do pecado (6:6). Além disso, a alma do homem foi totalmente contaminada pela natureza pecaminosa. Por essa razão o homem caído é totalmente controlado pelo pecado (7:11-23).

Para exemplificar essa situação há uma ilustração mencionada na Segunda Epístola de Pedro, que diz

 que a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal e o cão volta ao próprio vômito (2:21-22). Não importa se o animal é comum ou de raça, ainda assim pratica essas coisas. O homem, por ter a natureza pecaminosa, sempre volta a pecar.


O Senhor, contudo, por querer fazer Sua vontade, veio nos salvar! Para isso Ele ocupou nosso lugar

 como substituto na morte que estava destinada a todos os homens. Assim o Senhor Jesus veio da descendência humana. Além disso Ele veio de uma descendência que tinha a promessa do reino. Ele

 é o filho de Abraão, a quem foi feita a promessa do reino, e também é filho do rei Davi.


Como vimos, o Senhor Jesus nasceu de Maria, e por meio dela se revestiu de carne e sangue, porque nós temos carne e sangue. A carne do Senhor era apenas "em semelhança da carne do pecado" (Rm 8:3). A nossa, porém, tem pecado e nosso corpo é chamado de corpo do pecado (6:6). Além disso, a alma do homem foi totalmente contaminada pela natureza pecaminosa. Por essa razão o homem caído é totalmente controlado pelo pecado (7:11-23).


Para exemplificar essa situação há uma ilustração mencionada na Segunda Epístola de Pedro, que diz que a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal e o cão volta ao próprio vômito (2:21-22). Não importa se o animal é comum ou de raça, ainda assim pratica essas coisas. O homem, por ter a natureza pecaminosa, sempre volta a pecar.


O Senhor, contudo, por querer fazer Sua vontade, veio nos salvar! Para isso Ele ocupou nosso lugar como substituto na morte que estava destinada a todos os homens. Assim o Senhor Jesus veio da descendência humana. Além disso Ele veio de uma descendência que tinha a promessa do reino. Ele é o filho de Abraão, a quem foi feita a promessa do reino, e também é filho do rei Davi.


Assim como Davi, que era rei de Judá, nosso Senhor Jesus também reinará. Como vimos, primeiramente Ele veio com a missão de solucionar o problema dos pecados do homem. Para isso era necessário que Ele descendesse do homem. Por participar de carne e sangue, quando crucificado, Ele derramou Seu sangue, purificando-nos de nossos pecados (Rm 3:25; 1 Pe 2:24). Ele foi pendurado na cruz, na forma de carne e sangue, mas sem pecado (cf. Jo 3:14; Hb 4:15). Como a natureza maligna estava na carne do homem, quando o Senhor foi crucificado na cruz, crucificou também o diabo (Hb 2:14). Dessa forma o problema do pecado foi solucionado.


Quão grande é esse evangelho! Pecamos e deveríamos ter sido castigados, morrendo e derramando nosso próprio sangue; mas o Senhor Jesus morreu e derramou Seu sangue por nós (Cl 2:13-14). Graças ao Senhor! O pecado foi cometido por nós, mas o castigo foi recebido pelo Filho do Homem, que veio da descendência de Davi (Is 53:5). Que grande graça é essa!


A graça é algo pelo qual não precisamos pagar o preço, nós a recebemos gratuitamente (Is 55:1). Ela consiste em que Deus nos deu Seu Filho unigênito, que veio em semelhança humana, para resolver o problema de nossos pecados.


Aleluia! Éramos pecadores, mas todos os nossos pecados foram perdoados porque o Senhor Jesus derramou Seu sangue por nós. Não importa o tamanho do pecado, o sangue do Senhor Jesus é maior. Esse é o evangelho da graça, que não exige nosso esforço nem pagamento de preço. Deus nos deu a salvação gratuitamente (Ef 2:8). Graças ao Senhor!

Assim vemos que o primeiro aspecto do evangelho de Deus é que o Senhor Jesus veio da descendência humana. Ele é filho de Abraão e filho de Davi, segundo a linhagem do homem, e se revestiu de carne por meio da Maria para solucionar o problema do pecado dos participantes de carne e sangue. Nós é que pecamos e precisávamos ser castigados, mas Deus não nos castigou; antes, revelou-nos as boas-novas do evangelho. Esse é o evangelho da graça.


Em Romanos 3:23 lemos: "Todos pecaram e carecem da glória de Deus". Todos pecaram, sem exceção; todo homem estava morto em delitos e pecados (Ef 2:1). Contudo Deus, por nos amar, deu-nos Seu Filho gratuitamente. Não precisamos nos esforçar nem pagar preço algum. Para o evangelho da graça chegar até nós, só precisamos da fé. Aleluia!

alimento diário

0 comentários:

ÍNDICE

  © Blogger template ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP